“12º Conferência Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social” é debatida no CRAS

Na tarde de segunda-feira, dia 19 de agosto, foi realizada no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social de Mimoso do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência, a 12º edição da Conferência Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O evento que aconteceu das 13h00 às 18h00, teve como tema principal a discussão, através de três eixos de articulação, o tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”. O primeiro grupo debateu e apresentou propostas sobre a Assistência Social que é um  direito do povo, o segundo eixo discorreu sobre o financiamento público e o terceiro eixo ficou por conta do tema SUAS com participação social.

Durante o evento foram debatidos a avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, para consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Segundo a palestrante da Conferência Danielle do Nascimento, essa é uma oportunidade de maior participação social com mais representatividade, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo, às diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

Na Conferência os maiores objetivos são o de ampliar a participação, sobretudo de usuários do SUAS, fazer um balanço real da implementação do SUAS nos municípios e estados com base em informações e experiências dos diferentes sujeitos e traçar coletivamente o horizonte de fruto: O SUAS que construiremos até 2026.