Em: 17 de Abril de 2018

Prefeitura pode emitir IPVA

A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através da Secretaria Municipal de Fazenda, informa que os avisos de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não serão mais enviados para os motoristas por meio de cartas no Estado do Espírito Santo.

As informações sobre o IPVA, como calendário de vencimento, valor do imposto e taxa de licenciamento, poderão ser obtidas por meio do site do Detran, no seguinte endereço eletrônico: http://sitedetran.es.gov.br/consultaBoletoIPVA

Nesse endereço eletrônico, o usuário deve informar o Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam), a placa do veículo e se encaminhar ao Prédio da Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, no setor de Alistamento, falar com a funcionária Rina Poldi, que vai emitir o documento ao usuário. Horário de atendimento das 07h00 às 13h00.

Contribuintes devem ficar atentos às datas de pagamento, já que os documentos não serão mais enviados via correspondência para as casas.

O pagamento do IPVA 2018 começou em março para quem tem caminhões, ônibus e micro-ônibus, e em abril para quem tem automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas e demais veículos. Os contribuintes que pagarem em cota única terão desconto de 5%.

O IPVA é calculado sobre valor de mercado dos veículos de acordo com pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) – a alíquota é de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores. Para carros de passeio e caminhonetes e embarcações a alíquota é de 2%.

Metade do valor arrecadado pertence ao município onde o veículo foi emplacado. Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a parcela correspondente à quota-parte estadual vai integrar o orçamento anual e será destinada às diversas áreas de atuação do estado, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Mudança de acesso aos boletos

Os contribuintes deverão ficar atentos em relação dos documentos únicos de arrecadação (DUAs) para pagamento do IPVA, pois não haverá o envio via correspondência.

Em 2018, os boletos deverão ser acessados no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou no site da Secretaria de Estado da Fazenda. Os DUAs vão estar disponíveis para emissão a partir de janeiro de 2018.

Caso o pagamento não ocorra dentro do prazo estipulado pelo calendário, o contribuinte estará sujeito à multa e juros, além de ficar com a documentação do veículo irregular.

IPVA mais barato

O IPVA vai ficar em média 3,05% mais barato em 2018, em comparação a 2017, conforme informou a Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz-ES). A tabela com os valores venais foi divulgada no Diário Oficial.

Últimas manchetes