Em: 26 de novembro de 2017

Mimoso adere ao Programa Criança Feliz Capixaba

A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social aderiu oficialmente na última quarta-feira (22) ao Programa Criança Feliz Capixaba em solenidade realizada no CRAS.

No Espírito Santo cerca de 1,6 mil famílias serão beneficiadas com o programa Criança Feliz no Espírito Santo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

A importância é o estímulo à criança ainda na gestação que bem estimulada se desenvolve melhor socialmente, tem melhores notas e consegue romper com o ciclo intergeracional da pobreza.

O Espírito Santo já conta com a adesão de 18 municípios e Mimoso do Sul é um deles que acreditou e acredita no trabalho de capacitação que teve início no mês de junho para as equipes que começaram a trabalhar com as visitas às famílias.

A busca pelo fortalecimento no período de zero a três anos, onde a criança é mais vulnerável deve ser mais levado em conta e ter grande atenção.

Com foco na visitação domiciliar semanal, realizada por visitadores amplamente capacitados, o programa reunirá ações em áreas como saúde, educação, cultura e justiça. Cientificamente está comprovado que, crianças que passam por esse tipo de atendimento, onde a estratégia de visitação domiciliar é um dos enfoques, vão estar muito mais preparadas para a escola. Além disso, ao longo da sua vida, essas crianças vão ter menos problemas com a área da violência e mais sucesso no mundo do trabalho. É uma série de ganhos que elas vão ter até a vida adulta.

O Programa Criança Feliz Capixaba

O objetivo maior do Programa Criança Feliz Capixaba é articular as políticas setoriais que favoreçam a promoção do desenvolvimento integral e integrado da criança, desde a gestação até os seis anos de idade, cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família, em consonância com os princípios e recomendações constantes na Lei nº 13.257/2016, e as orientações técnicas e metodológicas do Programa em referência.