Saúde orienta pacientes com a Dengue

A Covid-19, o novo Coronavírus é o principal assunto mundial e motivo de constantes preocupações e cuidados que devem ser tomados diariamente, mas a dengue continua sendo um fator preocupante e também exige da população um cuidado diário, às vezes, em POUCOS minutos que podem salvar MUITAS vidas.

A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através de sua Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica distribuem panfletos informativos em residências com orientações destinadas aos pacientes com dengue, mesmo sabendo que não existe tratamento específico para a doença, mas são indispensáveis alguns cuidados, tais como:

1 – Procurar a Unidade de Saúde;

2 – Ingerir muito líquido (água, suco, soro caseiro, água de coco, chá, leite, etc.);

3 – Fazer uso de medicamentos para dor e febre conforme prescrição médica;

4 – Observar sinais de alarme e procurar atendimento médico, se aparecerem: sangramentos no nariz, boca e/ou outros; pontos ou manchas vermelhas ou roxas na pele; fezes preta; dor intensa e contínua na barriga; vômitos intensos e frequentes; sensação de desmaio, vista escura ou tontura ao se levantar; pele pálida, fria e seca; muito sono ou agitação.

5 – Ficar em repouso;

6 – Vigilância redobrada para os casos que apresentam dengue pela segunda ou terceira vez;

7 – As complicações se apresentam geralmente entre  o 3º e 5º dia da doença e os familiares devem observar o paciente ate dois dias após o desaparecimento da febre.

Se tiver com os sintomas da dengue, não tome medicamentos que contenham ácido acetil salicílico ou derivados, como AAS, Aspirina, etc.)

Pacientes om maior chance de desenvolver as formas mais graves da doença:

Grávidas; Menores de dez anos; Idosos; Diabéticos; Hipertensos; asmáticos, Portadores de artrite reumatoide; em uso de corticóides ou outros imunossupressores.