Em: 25 de outubro de 2017

Saúde realiza trabalho preventivo sobre a dengue em escolas e repartições públicas

A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira, 25, a campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O trabalho tem o objetivo de reforçar a conscientização de moradores sobre a responsabilidade de todos para enfrentar o problema. Na Semana de Mobilização, a equipe de endemias (Saúde) já realizou palestra no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social e ações de enfrentamento e mobilização foram contemplados as repartições públicas e escolas e creches do município.

Um grande mutirão está previsto para a próxima semana em data que será anunciada, abrangendo bairros e zona rural de Mimoso.

Pequenas ações podem prevenir a transmissão da doença, mas isso dependerá que cada pessoa faça a sua parte na guerra contra o mosquito. É importante tomar cuidado com materiais que possam abrigar focos do Aedes Aegypti e outras precauções que devem ser tomadas para a eliminação de vestígios de larvas do mosquito. Entre elas estão:

* Evitar o acúmulo de lixo, colocá-lo em sacos plásticos, manter as lixeiras bem tampadas e não jogar entulho em terrenos baldios. Jogue o lixo no lixo.
* Deixar ralos cobertos por telas e observar se estes não estão entupidos.
* É recomendado que garrafas, baldes e latas sempre estejam de cabeça para baixo.
* Lave com frequência as vasilhas de água e comida de animais.
* Evite deixar acumular água na parte de baixo dos bebedouros.
* Não deixar acumular água em materiais descartáveis, vasos de plantas, pneus, ou qualquer local em que possa ficar resíduo de água parada.

Outras recomendações:

* Coloque areia até a borda dos pratinhos de vasos de plantas. Ou os lave regularmente com uma escova, água e sabão. No caso de plantas aquáticas, jogue fora a água, limpando o vaso com a ajuda de uma escova, acrescentando sabão e enxaguando-o logo em seguida. Faça isso uma vez por semana.

* Caixas d’água também merecem cuidado especial, e devem estar sempre bem tampadas. O mesmo cuidado com tonéis e outros tipos de depósitos, em que se faz necessária a limpeza com água e sabão.

* As calhas são outras que precisam ser limpas com frequência, pois, qualquer obstrução na passagem de água, pode empoçar, virando um possível foco do mosquito.

* O cuidado com piscinas se faz regularmente, tratando-as com cloro. E caso não houver o uso, esvazie-a, não deixando para trás vestígios de poças d’água.

FONTE: Assessoria de Comunicação