Em: 22 de outubro de 2017

Saúde vai promover Mutirão de Combate à Dengue

Com a chegada do verão, Mimoso está em alerta! A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde vai iniciar campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O Mutirão que terá início em 25 de outubro e segue até 07 de dezembro tem o objetivo de reforçar a conscientização de moradores sobre a responsabilidade de todos para enfrentar o problema.

Residências, quintais e áreas comuns serão inspecionadas pelos agentes de endemias envolvidos na ação das 07h00 às 13h00.

Abaixo o cronograma de trabalho:

25 e 26 de outubro – Serra / Serrano

31 de outubro a 01 de novembro – Alto / Funil

08 e 09 de novembro – Centro / Pratinha

16 e 17 de novembro – Vila da Penha e Mangueira

22 e 23 de novembro – Morro da Palha / Pombal

29 e 30 de novembro – Ponte do Itabapoana

06 e 07 de dezembro – São José das Torres

É válido lembrar que pequenas ações podem prevenir a transmissão da doença, mas isso dependerá que cada pessoa faça a sua parte na guerra contra o mosquito. É importante tomar cuidado com materiais que possam abrigar focos do Aedes Aegypti e outras precauções que devem ser tomadas para a eliminação de vestígios de larvas do mosquito. Entre elas estão:

* Evitar o acúmulo de lixo, colocá-lo em sacos plásticos, manter as lixeiras bem tampadas e não jogar entulho em terrenos baldios. Jogue o lixo no lixo.
* Deixar ralos cobertos por telas e observar se estes não estão entupidos.
* É recomendado que garrafas, baldes e latas sempre estejam de cabeça para baixo.
* Lave com frequência as vasilhas de água e comida de animais.
* Evite deixar acumular água na parte de baixo dos bebedouros.
* Não deixar acumular água em materiais descartáveis, vasos de plantas, pneus, ou qualquer local em que possa ficar resíduo de água parada.

Outras recomendações:

* Coloque areia até a borda dos pratinhos de vasos de plantas. Ou os lave regularmente com uma escova, água e sabão. No caso de plantas aquáticas, jogue fora a água, limpando o vaso com a ajuda de uma escova, acrescentando sabão e enxaguando-o logo em seguida. Faça isso uma vez por semana.

* Caixas d’água também merecem cuidado especial, e devem estar sempre bem tampadas. O mesmo cuidado com tonéis e outros tipos de depósitos, em que se faz necessária a limpeza com água e sabão.

* As calhas são outras que precisam ser limpas com frequência, pois, qualquer obstrução na passagem de água, pode empoçar, virando um possível foco do mosquito.

* O cuidado com piscinas se faz regularmente, tratando-as com cloro. E caso não houver o uso, esvazie-a, não deixando para trás vestígios de poças d’água.

FONTE: Assessoria de Comunicação