Trecho da Estrada Caminhos do Campo tem as obras iniciadas

Para melhorar o escoamento da produção da agricultura familiar e facilitar o acesso da população, o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – assinou, na tarde de quinta-feira (11 de janeiro), na Prefeitura de Mimoso do Sul, a ordem de reinício da obra do Caminhos do Campo no município.

A assinatura contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; do prefeito Angelo Guarçoni Junior, além de autoridades estaduais e municipais.

O trecho que terá a pavimentação retomada é o do entroncamento de Mimoso do Sul e São Pedro do Itabapoana, passando por Santo Antônio do Muqui e Conceição de Muqui. O trecho possui 13,06 quilômetros. O valor investido é de R$ 8,5 milhões e tem 90% da obra concluída. Há um trecho de aproximadamente 1.200 metros para fazer terraplanagem, corte de rocha e serviço de drenagem e pavimentação e sinalização.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, afirmou que as obras serão retomadas já na segunda-feira. “A previsão é de que as obras sejam concluídas em 90 dias. O Espírito Santo está conseguindo investir nos municípios porque cuidou das contas e, com isso, pode também pode cuidar das pessoas”, disse Octaciano.

Caminhos do Campo

O objetivo do Programa é adequar e pavimentar as estradas rurais do Estado, oferecendo às áreas com maior densidade da agricultura familiar uma melhor trafegabilidade para os veículos que realizam o escoamento da produção, redução de custos e perdas de produtos perecíveis, além de facilitar a mobilidade da comunidade, especialmente a rural, além de desenvolver o agroturismo.

Desde o início de 2003 o Programa Caminhos do Campo já pavimentou em todo o Estado cerca de 1.200 quilômetros em estradas rurais.