Agricultura firma parceria com a UFES

A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através de sua Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, firma uma parceria importante e expressiva com o Laboratório de Análise de Solo da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, que está situado no município de Alegre, ES.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Matieli, as análises de solo podem diagnosticar a propriedade e tem como objetivo identificar qual é a necessidade de nutrientes que devem ser inseridos no solo para a cultura atinja altas produtividades.

“Lançaremos o Programa Municipal de Adesão a Análise de Solo e Correção de Acidez. Para quem não sabe, essa análise é como se fosse um exame de sangue (só que do solo) onde é possível diagnosticar a deficiência em nutrientes, potencializar, conferir o que falta, adequar especificamente o que é necessário e identificar qual é a carência. Já a correção de acidez é fazer com que a análise seja viável, preparando a terra para receber o adubo e ter um aproveitamento total. O Programa poderia ter sido incentivado há muito tempo porque é a base, é o “arroz com feijão” da lavoura.

Para ele, é válido desmistificar a questão de que somente o café precisa de análise porque todas as culturas necessitam. Sendo assim, Mimoso deve se preparar para uma elevação da produtividade e pastagens com incentivo para o aumento de produtividade.