Alunos e professores de Afonso Cláudio visitam São Pedro do Itabapoana

Pertencente a Mimoso do Sul, o distrito de São Pedro do Itabapoana recebeu nesta manhã e tarde de sexta-feira, 29, a visita de alunos e professores da Escola Estadual “José Cupertino” da cidade de Afonso Cláudio.

Um dos objetivos da visitação é oportunizar o conhecimento dos alunos sobre as peculiaridades, curiosidades e informações sobre o sítio histórico de São Pedro do Itabapoana que tem como principal evento o badalado Festival de Inverno de Sanfona e Viola, reconhecido nacionalmente al[em de todas as suas características históricas com seus casarios, museu e história de um povo e suas raízes.

Para a Secretária da Pasta da Cultura Andrea Lima, o momento foi de muita alegria. “No primeiro dia em que assumi a Secretaria recebi a ligação da equipe da Escola de Afonso Cláudio nos contando que os alunos escolheram conhecer o nosso sítio histórico e que surpresa positiva foi essa ligação. É claro que articulamos para que a visita ocorresse da melhor forma possível. E quem seria melhor recepcionista e guia turístico do que Dr. Pedro Antônio, esse grande entusiasta cultural que tanto nos encantou com suas informações e declamações de poesias na manhã e tarde de sexta-feira fechando a semana com chave de ouro? “, indaga Andrea.

Do portal da chegada do sítio histórico, das informações dos principais casarios, na confraternização do almoço regado a sanfona e viola tendo como sanfoneiro e violeiro a dupla Gean e Geovane de Oliveira que são “pratas da casa”, passando pela Rua das Táboas e seguindo à praça principal com seu coreto, museu, igreja e Academia de Letras “Maria Antonieta Tatagiba”, que leva o nome da primeira poetisa do Espírito Santo, que é de São Pedro do Itabapoana, alunos e professores tiveram acesso a informações culturais preciosas que o tempo não é capaz de apagar se isso se perpetuar através de gerações que possam valorizar nossas riquezas históricas.

Quem também acompanhou o passeio foi o Vice Prefeito e Secretário Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, Paulo Renato Barros. Para ele, o significado deste dia produzirá frutos para novos encontros tão especiais quanto esse. “Receber uma turma tão interessada na história de Mimoso é algo que nos enche de alegria, aguardamos o retorno dessa equipe em breve e claro, também queremos visitar Afonso Cláudio e suas famosas cachoeiras. Trocando experiências nos fortalecemos e entendemos cada lugar”, diz.

Com sua vasta experiência profissional na cultura, história, turismo e tantos títulos memoráveis, Dr. Pedro Antonio que também é Guia Turístico nos revelou sobre a imensa alegria que sente ao participar de eventos com tanta importância que despertam a curiosidade de alunos e professores. “A visita foi muito prazerosa! O perfil de nosso turista, formado também por alunos do Ensino Médio que escolheram São Pedro por informações prévias do nosso sítio histórico demonstra que somos um polo de desenvolvimento turístico. ‘Batemos na tecla’ de que o Espírito Santo precisa conhecer São Pedro do Itabapoana  porque a maior e melhor preservação que temos no Estado está neste distrito que neste ano comemora 35 anos de tombamento, ou seja, é um recorte do que está vivo e pulsante”, completa.

Glauco Barros da Silva, Professor da Escola Estadual “José Cupertino” de Afonso Cláudio diz que a aula de campo veio das pesquisas via internet e os alunos quiseram conhecer São Pedro, sendo uma experiência enriquecedora, uma verdadeira de aula de cultura e história tanto do Espírito Santo quanto do Brasil no período colonial. “Foi bem interessante! Estamos muito satisfeitos em estarmos aqui e compartilhar esses momentos. Ele também deixa um convite para que os mimosenses conheçam Afonso Cláudio, a cidade onde reside: “lá também é uma cidade do interior, reconhecida por suas cachoeiras, com muitas belezas naturais e possui essa cultura interiorana e bem acolhedora”, destaca.