O conteĂșdo desse portal pode ser acessĂ­vel em Libras usando o VLibras
Em: 16 de junho de 2020

AssistĂȘncia Social promove carreata de conscientização contra a violĂȘncia da pessoa idosa

Carreata de Conscientização
A equipe do CRAS, do CREAS, Conselho Municipal em Defesa do Direito da Pessoa Idosa com apoio da Secretaria de AssistĂȘncia e Desenvolvimento Social percorreram as principais ruas de Mimoso do Sul numa campanha para conscientizar a população quanto a importĂąncia da prevenção a violĂȘncia contra a pessoa idosa. A carreata Ă© uma alusĂŁo ao Dia Mundial da ViolĂȘncia Contra a Pessoa Idosa.

Projeto antes da Pandemia
O projeto inicial, antes da pandemia e os riscos que aglomeraçÔes podem causar, seria uma caminhada com os idosos atendidos pelo CRAS, alunos da Escola Viva e funcionĂĄrios da Secretaria de AssistĂȘncia e Desenvolvimento Social.

VĂ­deos
E nesses tempos em que o espaço virtual ganha cada vez mais força porque a presença fĂ­sica nem sempre Ă© tĂŁo possĂ­vel quanto antes, a equipe fez um vĂ­deo de prevenção com os prĂłprios Idosos que sĂŁo atendidos pelo CRAS, conscientizando sobre a importĂąncia de amar, cuidar respeitar, acolher e fazer valer os direitos da pessoa idosa na nossa sociedade e outro vĂ­deo contando com os profissionais da Secretaria de AssistĂȘncia e Desenvolvimento Social, repleto de frase de respeito ao idoso e protesto contra todo e qualquer tipo de violĂȘncia contra o idoso.

Reorganização de açÔes
A equipe reorganiza suas açÔes para que o trabalho possa acontecer e nenhum idoso fique desprotegido nesse perĂ­odo. “Estamos fazendo ligaçÔes semanalmente para os idosos, alimentando o grupo de whatssap dos idosos do CRAS com informaçÔes acerca do Covid 19, orientaçÔes importante de prevenção, dicas de atividades para fazer nesse perĂ­odo de isolamento, atividades fĂ­sicas para fazerem em casa, distribuĂ­mos mĂĄscaras. E ainda temos muitas outras atividades para serem realizadas a mĂ©dio e longo prazo. Estamos contando com o tĂ©rmino da reforma do Centro de ConvivĂȘncia do Idoso, que acontecerĂĄ em breve, para que a longo prazo, possamos voltar com nossas atividades semanais presenciais, nem que de inĂ­cio tivermos que trabalhar com turmas menores e em dois turnos para atender a todos os idosos”, conta a equipe da Secretaria.

Objetivo deve ser alcançado
Certamente, jĂĄ havĂ­amos planejado desde o inĂ­cio do ano juntamente com o CREAS que o mĂȘs todo de junho seria voltado para Conscientização da ViolĂȘncia contra a Pessoa Idosa, tivemos atĂ© o apoio da Escola Viva que iria colocar os alunos para trabalhar esse tema, mas no entanto, o mundo foi acometido dessa Pandemia e tivemos que nos reorganizar, mas tenho plena certeza que de alguma forma nosso objetivo serĂĄ alcançado atravĂ©s das açÔes que estĂŁo sendo realizadas.

Isolamento nĂŁo significa estar sĂł
A equipe da AssistĂȘncia esclarece que “estar em isolamento nĂŁo significa estar sozinhos, estamos aqui trabalhando por eles e sempre a disposição para acolher suas dores e anseios sempre que necessĂĄrio. HĂĄ toda uma equipe preparada para estar juntos com os idosos e atende-los. NĂŁo aceitamos nenhuma forma de violĂȘncia contra a pessoa idosa e faremos o possĂ­vel para resguardar nossos idosos. Tenho a certeza que tudo isso vai passar, nĂŁo podemos perder a esperança nem nossa fĂ©. Amamos nosso trabalho, amamos nossos idosos e continuaremos nesta luta, nĂŁo sĂł hoje, mas todos os dias atĂ© que possamos ver resultado dessa batalha e termos nossos idosos seguros e com seus direitos garantidos”.

Tantas denĂșncias de violĂȘncias contra a pessoa idosa
É inaceitĂĄvel que em pleno sĂ©culo XXI, com uma população idosa de cerca de 22 milhĂ”es de pessoas acima de 60 anos (dados da OMS de 2013), hoje creio que esse nĂșmero seja maior, ainda temos que receber tantas denĂșncia de violĂȘncia contra o idoso, um mundo tĂŁo desenvolvido, com tecnologias tĂŁo brilhantes e fantĂĄsticas, com uma ciĂȘncia tĂŁo avançada nĂŁo combina com a realidade que vemos hoje. Mas Ă© isso que temos, milhares de idosos sofrendo som a abuso financeiro, que Ă© a exploração imprĂłpria ou ilegal ou o uso nĂŁo consentido pelo idoso de seus recursos financeiros e patrimĂŽnios; violĂȘncia fĂ­sica, empurrar, bater, arranhar, chutar, ferir, socar, beliscar e agredir; ViolĂȘncia PsicolĂłgica/verbal, humilhar, xingar, restringir a liberdade, isolar do convĂ­vio social, desrespeitar, aterrorizar , ridicularizar; NegligĂȘncia, omissĂŁo ou negação em fornecer assistĂȘncia bĂĄsica que o Idoso necessita para sobreviver; Abandono, desabrigar, desprezar, desproteger, rejeitar, recusar cuidar do familiar idoso. Tudo isso Ă© preciso combater, Ă© dever meu, Ă© dever seu, Ă© dever de todos nĂłs. NĂŁo podemos fingir que nĂŁo vemos, silĂȘncio Ă© cumplicidade. Denunciar Ă© cuidar. Educar nossas crianças, ensinando o respeito ao idoso Ă© preparar um futuro bom para nĂłs.