Pesquisar
Close this search box.

ATENÇÃO! Atualize o seu Cadastro Único e não perca benefícios

ATENÇÃO! Está aberto o período para Recadastramento do Cadastro Único. Procure a Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Econômico situada em cima do Banco do Brasil e atualize seus dados para não perder seu cadastro. Em caso de P.C.D (Pessoa com deficiência) a equipe atualiza in-loco).

O Cadastro Único é um registro para identificar as famílias de baixa renda existentes no país. Essa ferramenta permite que o governo tenha acesso a informações como a identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, residência e utilize os dados para seleção e inclusão das famílias em programas sociais do governo federal.

Entre os benefícios que exigem o CadÚnico estão o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Identidade Jovem, Programa Minha Casa Minha Vida, isenção de taxa em concursos públicos, entre outros.

Como fazer o cadastro no CadÚnico?

Para se inscrever no CadÚnico é necessário que um membro da família, com idade mínima de 16 anos e de preferência mulher, seja o responsável por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa será o Responsável pela Unidade Familiar (RF), e é ela que ficará com a tarefa de atualizar as informações no cadastro sempre que houver mudanças na família.

É muito importante que a pessoa Responsável pela Unidade Familiar mantenha o cadastro atualizado para que a família continue recebendo os benefícios. Sempre que houver alguma mudança é necessário que esta seja informada, como nos seguintes casos:

* nascimento ou morte de alguém na família;

* saída de um integrante para outra casa;

* mudança de endereço;

* entrada das crianças na escola ou transferência de escola;

* aumento ou diminuição da renda, entre outros.

“Atenção: Mesmo sem mudança na família, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, obrigatoriamente”, reforça o Coordenador do Programa Sérgio Padella Piedade.

Para a atualização é necessário levar os seguintes documentos:

CPF

IDENTIDADE

TITULO DE ELEITOR

CARTEIRA DE TRABALHO ou CONTRACHEQUE

CERTIDÃO DE NASCIMENTO ou  CASAMENTO

CONTA DE ENERGIA

e de todas as crianças:

CERTIDÃO DE NASCIMENTO

DECLARAÇÃO ESCOLAR

Quem pode se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico)?

Podem se inscrever no cadastro, quem comprovar:

* Ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou

* Ter renda mensal familiar total de até três salários mínimos ou

* Possuir renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Pular para o conteúdo