Em novembro, escolas realizam atividades comemorativas na Emancipação Política de Mimoso do SUL

A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação, prepara uma série de atividades comemorativas no município em alusão a emancipação política da cidade.

As comemorações foram iniciadas com culto realizado em 1º de novembro na Capela São Pedro e segue uma agenda extensa, variada e intensa com apresentações culturais e históricas que primam pelo resgate e valorização cultural.

A proposta faz parte de um projeto idealizado pela Educação intitulado “Mimoso do Sul: uma Redescoberta da Identidade Local”. Segundo a Secretária Municipal de Educação Lilian de Fátima, indagações como “Quem somos nós? De onde viemos? Qual nossa identidade? Que legado de história deixaremos para nossos filhos? devem fazer parte do projeto que compreende  refazer percursos históricos”, conta.

Durante o projeto foram percorridos pontos importantes de nossa história, como visitação ao Porto da Limeira, pelo Rio Itabapoana, os passos dos índios, tropas de burros, trilhas das ferrovias, chegada dos imigrantes, os desbravadores, onde alunos e professores passaram por São Pedro do Itabapoana até chegar a Mimoso do Sul.

“E é por isso que estamos aqui, por décadas de histórias construídas por muitas mãos que temos um sítio histórico tombado como patrimônio cultural e valorizando as nossas origens”, enfatiza ao final.

Confira a agenda das atividades comemorativas:

01/11 – Culto Ecumênico

Local: Capela São Pedro – Espaço Cultural e Conservatório de Música “Maria do Carmo Monteiro Leite”

Horário: 08h00

05/11 – Exibição da filmagem “Mimoso do Sul e seus Distritos” nas escolas da Rede Municipal

08/11 – Gincana Cultural – Livro “trevo da Sorte Mimoso do Sul” dos autores José Luiz Barros e João Odílio Guedes Farias na Quadra da Pestalozzi

Horário: 08h00

13/11 – Passeio – Tema “Nossa Cidade” “Ceim Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus”

14/11 – Exposição Projeto “Viajando sobre os Trilhos da História Mimosense” da Escola “Antônio Acha” na Estação Ferroviária de Mimoso do Sul

18 e 19/11 – Visita escolar aos distritos

20/11 – Culminância do Projeto “A Doce Delícia de Conhecer Mimoso do Sul” da EMEB “José Gonçalves Figueira”

21 e 22/11 – Exposição – Tema “Mimoso do Sul e seus Distritos” EMEB “Professor Carlos Mattos”

22/11 – Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores  “Emancipação Política” às 19h00

Exposição Fotográfica e Café Literário da EMEB “Constâncio Vivas” em Santo Antônio de Muqui

Exposição Fotográfica com o tema “Família Mimosense” na “Ceim Ana Maria de Jesus”

27/11 – Exposição Fotográfica “imigrantes na Ceim “Euclides Mello dos Santos”

Mostra Cultural “Maria Antonieta Tatagiba” na EMEB “Antonia Junger Poubel da Silva”

28/11 – Culminância do Projeto Mimoso do Sul: Uma Redescoberta de Identidade Local” na Quadra Esportiva da EMEB “Catharina Giovaninni Faber”, no sítio histórico de São Pedro do Itabapoana às 08h00 com apresentações culturais.

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo