Equipe de referência do SUAS participa de Capacitação Continuada

Para melhorar e aprimorar ainda mais a atuação da equipe de referência do SUAS – Sistema Único de Assistência Social – junto aos usuários que são atendidos pelo CRAS – Centro de Referência em Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social – foi realizada uma Capacitação Continuada através da empresa Captar Consultoria.

A preparação ocorreu durante dois dias na sede do CRAS, situado no Bairro Morro da Palha,  contando com a participação de vinte profissionais, desde a equipe de proteção social básica, proteção social especial e de gestão através de momentos teóricos, práticos e o desenvolvimento de um trabalho junto à equipe para a implantação de todos esses serviços no dia a dia.

Segundo Miriam Frederico, responsável pelo apoio técnico em Mimoso do Sul, foi identificada uma demanda pela própria Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social sobre a necessidade desta capacitação. “Principalmente agora com o novo processo seletivo, os profissionais precisam estar capacitados para atender as normativas da Política Nacional de Assistência Social”, conta.

E não para por aí! Mais trabalhos de capacitação serão realizados mensalmente até o mês de dezembro, com a pretensão de capacitar em todos os serviços a equipe de gestão do SUAS no município de Mimoso do Sul.

Saiba mais!

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza os serviços de assistência social no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e os recursos dos três níveis de governo, isto é, municípios, estados e a União, para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

O SUAS organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros.

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo