O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Em: 8 de janeiro de 2021

Inscrição Cadastro Único 2021: Documentos, como fazer e quais os benefícios garantidos

A inscrição Cadastro Único (CadÚnico) continua sendo realizado para as famílias de baixa renda com o intuito de identificar as famílias brasileiras que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza e tentar ajudá-las. O CadÚnico é usado pelo Governo Federal, assim como pelos estados e municípios para implantar políticas públicas que têm como propósito melhorar a condição de vida dessas famílias que estão em situação de vulnerabilidade.

As famílias que devem se cadastrar são aquelas que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza, por esse motivo, deve ter uma renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou uma renda mensal familiar de até três salários mínimos.

Inscrição Cadastro Único 2021

As famílias de baixa renda recebem visitas domiciliares pelos representantes do CRAS do município para realizar o cadastramento. Porém, caso isso não ocorra, as famílias podem ir até o Centro de Referência em Assistência Social e solicitar o cadastramento. Além disso, o cidadão que irá realizar a inscrição no Cadastro Único também deve levar um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz atual. Esse documento não é obrigatório, mas é sempre bom garantir.

Sempre que ocorrer alguma alteração na família, como o nascimento de um filho, mudança de endereço ou de trabalho, ou a saída de um membro da família da residência ou falecimento, o responsável familiar deve comparecer ao CRAS e realizar a atualização dos dados.

A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através de sua Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informa que para a realização de cadastramento e atualização do Cadastro Único são necessários os documentos:

De todos os adultos:

Identidade;

CPF;

Título Eleitoral;

Carteira de Trabalho (contracheque);

Certidão de Nascimento ou Casamento;

Conta de Luz;

De todas as crianças e jovens:

Certidão de nascimento;

Declaração escolar;

Bolsa Família:

O programa mais conhecido que utiliza o cadastro é, sem dúvidas, o Bolsa Família. Mas, além desses, há outros programas e benefícios sociais do Governo Federal que usam o CadÚnico como base para a seleção e contemplação.

Últimas manchetes