Meio Ambiente realiza trabalho de conscientização no Dia da Árvore

O Departamento Municipal do Meio Ambiente e Recursos, em comemoração ao Dia da Árvore, realizou ações alusivas à data pedindo a conscientização popular, social e ambiental através da entrega de panfletos e lixeiras automotivas pedindo a preservação e socorro ao meio ambiente.

Renato Carvalho, Técnico Agrícola, Gino Brum e Marcos Vivas Acha que são Engenheiros Florestais foram os idealizadores e responsáveis pelo trabalho neste setor ambiental, promovido pela Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através de sua Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O principal objetivo é a reflexão sobre a importância da árvore que não somente é um grande símbolo da natureza, como é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese; reduzem a temperatura; fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Skip to content