Mimoso lança o Programa de Atenção à Gestante e oferta 22 Kits Bebês

Para garantir uma gestação mais saudável e promover mais saúde às famílias, a Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, numa parceria com a Saúde e Assistência, Desenvolvimento Social e Econômico lançou na última segunda-feira, 18, no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – o Programa Municipal de Atenção à Gestante (PROMAGE) e realizou a entrega de 22 Kits Bebês.

O Vice Prefeito e Secretário Municipal de Assistência Social, Paulo Renato Barros, destaca que as entregas dos Kits Bebês existiam anteriormente, mas agora o programa é complementado com a Pasta da Saúde visando melhorar ainda mais o atendimento às gestantes com a criação de estratégias de fortalecimento, somando com a saúde das famílias atendidas. “Desta forma, as gestantes que realizarem os seus cadastros são acompanhadas pelas ESF’s de seus bairros, participam das oficinas oferecidas quinzenalmente no CRAS e continuam recebendo os Kits Bebês que teve o seu número dobrado de entregas com recurso próprio oriundo da Prefeitura. Ao todo, foram 22 entregas e pretendemos aumentar ainda mais. Não deixaremos nenhuma gestante que é cadastrada ficar sem assistência,” conta.

Segundo a Diretora Geral dos Programas e Ações na Saúde, Lisandra Helena Rodrigues, as Estratégias de Saúde de Família atuam para oferecer total suporte, por isso é fundamental que as gestantes entendam o quanto é valioso procurar por esses atendimentos. Também é importante ter – no mínimo – seis atendimentos de pré natal até a vigésima semana e pelo menos uma consulta odontológica. “Busquem o PSF! Muitas mulheres tem a cultura de procurar somente o CIAMM para consultas de pré natal e consultas preventivas, mas sabemos que o CIAMM oferece suporte para gestantes em alto risco, é um local para atendimentos mais especializados que demandam cuidado maior em relação à saúde da mulher”, explica.

Além da entrega dos Kits Bebês, o evento contou com um café da manhã oferecido especialmente às futuras mamães e uma palestra informativa com a enfermeira Patricia Parrini sobre os cuidados essenciais com os bebês.