Mimoso recebe na Praça espetáculo gratuito “A Charanga dos Proscritos”

Um grande público encheu a Praça das Mangueiras para prestigiar e se divertir com a apresentação teatral gratuita e para todas as faixas etárias no espetáculo de rua intitulado “A Charanga dos Proscritos”.

A “Caravana Roda Boyásha” se apresentou na noite desta sexta-feira, 24, e com a sua trupe mambembe que se destacou por um cenário inusitado formado por um fusca, contou a história de uma granja, em algum tempo, em que um humano explorador chafurda na força de trabalho de um bando de animais. Fartos da exploração os animais se rebelam e expulsam o opressor. Por um breve tempo, a granja é feliz. O tempo passa. Os porcos assume o pesado fardo da liderança. E a comunidade perfeita criada a partir da revolução dos animais se transforma numa tirania ainda mais cruel que a anterior.

Os atores percorrem 25 cidades capixabas e uma mineira levando na bagagem muita experiência, improvisos, diversão e análise crítica garantida com as mensagens da peça que para quem já leu a obra “A Revolução dos Bichos”, do escritor George Orwell foi um “prato cheio” de reconhecimento e a certeza de que essas obras não morrem com o passar dos anos e estão cada vez mais atuais.

Os eventos – que contam com apoio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – acontecem em áreas livres, como praças, píeres e ruas. A Praça das Mangueiras foi o cenário ideal encontrado pelos artistas que foram recebidos com muito carinho pelo público que se fez presente: crianças, famílias, autoridades se encantaram com a peça que teve uma duração estimada de 01h20 minutos numa parceria com a Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul.

Presentes no evento, o Vice Prefeito Paulo Renato Barros e a Secretária Municipal de Cultura, Andrea Lima destacaram a importância de eventos culturais no município e afirmaram que a promoção do fomento cultural e mais ações assim deverão ser realizadas para a promoção da pluralidade, participação democrática e principalmente a oportunidade de valorizar a arte levando alegria ao público.

Após o espetáculo, ainda foi sorteado um livro contendo as duas principais obras do escritor George Orwell “1984” e a própria “Revolução dos Bichos” como forma de incentivo à prática literária. E fotos e selfies não faltaram! A trupe recebeu admiradores para fotos ao lado do famoso fusca que traz a arte gratuita para as ruas. A Secretária Municipal de Educação Gracielli Defanti, também presente no espetáculo fez questão de levar o seu filho que é um admirador da obra “A Revolução dos Bichos”. “Esses eventos só nos enriquecem e proporcionam entretenimento com conhecimento cultural”, diz.

Ao final, como explicam os próprios atores: “Os proscritos levantam acampamento enquanto é tempo. Recolhem o que é possível: um piano desafinado, um violino colado, um clarinete remendados, que são os seus preciosos cacarecos. Penúria parte. E a Charanga resiste!”

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo