Prefeitura participa da Campanha Setembro Amarelo

No último sábado, 18 de setembro, a Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Saúde e Educação, participou e apoiou a ação “Setembro Amarelo”: um mês que aborda a prevenção ao suicídio.

O evento foi uma realização do Hospital Apóstolo Pedro, contando com as parcerias da Associação Pestalozzi e Casa Reviver que se uniram em diversas ações pontuais alusivas à data de conscientização e debate. Dentre essas datas, destaca-se o “Dia D” realizado na Praça Central durante a Feira Municipal.

Numa tenda em exposição, os profissionais representantes das entidades mimosenses participantes realizaram entregas de panfletos informativos, visitaram comércios e abordaram questões relevantes referentes ao suicídio, destacando sempre em suas falas que ninguém está sozinho e o quanto é importante buscar ajuda com profissionais capacitados nas mais diferentes áreas do município.

A Campanha do Setembro Amarelo tem o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio no país. O maior desafio é conscientizar a sociedade em geral que os problemas como a depressão estão diretamente associados ao suicídio é uma doença e deve ser tratada como tal e não como uma bobeira ou falta do que fazer.

A equipe presente no evento ressalta a importância da criação e permanência de programas que ofereçam ajuda a pessoas que passam por esses problemas, demonstrando a que uma campanha Setembro Amarelo, por exemplo, é muito mais do que uma data, é imprescindível estar presente, demonstrar interesse, carinho, podendo identificar e prevenir problemas de depressão. Sinais como mudanças de comportamento, reclusão e até mudanças sem sono e apetite podem ser sinais de depressão. Participar do processo de cura do familiar também é extremamente importante, além é claro de contar com ajuda de especialistas da área da saúde mental.

Diversos são os programas desenvolvidos neste sentido, dentre eles, destaca-se a parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria Municipal de Saúde através do PSE – Programa Saúde na Escola que consiste no atendimento profissional destinado aos alunos e professores da rede escolar.

Ligue 188

Se você está passando ou conhece álguém que precise de ajuda, não deixe de entrar em contato com o número do CVV – Centro de Valorização da Vida – que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Skip to content