O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Em: 26 de janeiro de 2021

SAAE instala filtro para remoção de ferro e manganês em Ponte do Itabapoana

O distrito Ponte do Itabapoana apresentava, principalmente em épocas de estiagem, algas na água captada do Rio Itabapoana. Estas algas dificultavam o tratamento da água, obstruíam o filtro e tubulações, além de apresentarem possível risco de desenvolvimento de bactérias.

Além deste fator, o distrito apresenta riscos de alagamento da estação de tratamento durante períodos de inundações, pois a mesma foi construída ao lado e no nível do rio. No alagamento do ano passado a população ficou sem fornecimento de água por dias, até se estabilizar a situação.

Devido a esses fatores se fez necessário a busca por alternativas, por isso foi perfurado um poço artesiano no distrito, no entanto, foi constatada presença elevada de ferro na água, com alteração na coloração e cheiro. Concluiu- se que o tratamento convencional da estação, por vezes, não era suficiente para remoção eficientemente deste excesso de ferro, havendo variação na qualidade da água.

Foi considerada e avaliada pela Autarquia medidas para remoção total e integral do ferro da água do poço para que seja solucionado de vez os inconvenientes e a população possa receber água de qualidade. A solução foi a aquisição de um filtro para remoção de ferro e manganês, conforme é estabelecido pela PRC n° 5 do Ministério da Saúde, com elemento filtrante “zeólita”, cuja remoção se dá através do processo de oxidação e adsorção. Entre filtro e reservatório, foram investidos cerca de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), pagos inteiramente com recursos próprios.

 

Últimas manchetes