Saúde realiza evento com palestras e atendimentos na campanha “Novembro Azul”

A Prefeitura de Mimoso do Sul, através de sua Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim realizou na manhã do último sábado, dia 27, um evento voltado ao mês de novembro em conscientização à prevenção do câncer de próstata através de uma programação alusiva ao “Novembro Azul’.

Os eventos ocorreram tanto na Câmara Municipal de Vereadores, quanto no Posto de Saúde “Dr. Lincoln Galvêas Martins” contando com expressiva presença de público contando com coffee break, música ao vivo com os músicos Leandro Pestana e Rudinho Barros e diversas palestras importantes referente ao assunto.

Na programação no Plenário da Câmara foram realizadas as palestras “Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”, com Dr. Paulo César Ventura Canary (Médico Radio-Oncologista do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim – Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ ); “Câncer de Boca: Prevenção, Tratamento e Cura.”, através de Dr. Valério Resende (Cirurgião Bucomaxilofacial do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim); “Desmitificando a radioterapia no tratamento do câncer de próstata” com Dr. Bruno Resende (Médico Radio-Oncologista – Diretor Clínico do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim – Diretor de Marketing e Comunicação da Sociedade Brasileira de Radioterapia/SBRT); “Fluxo do paciente oncológico: Da atenção primária ao tratamento” com Dr. José Pulido (Oncologista Clínico – Chefe do serviço de Oncologia do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim); “Como deve ser realizado a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata”, ministrada por Dr. Hernane Schwartz (Cirurgião Urologista do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim); “Mediação – Tire suas dúvidas sobre o câncer de próstata e de mama” com Wanderley.  Moraes (Mediador).

No Posto de Saúde “Dr. Lincoln Galvêas Martins” foram realizados atendimento de consultas médicas, tendo prioridade para pacientes com alteração nos exames) e atendimento com odontólogo, fisioterapeuta, nutricionista; psicólogo, assistente social (com orientação quanto ao requerimento administrativo para fraldas); farmacêutico (orientação a respeito dos processos de medicamentos de alto custo do Estado, listagem do Município, Estado e Farmácia Popular); vigilância epidemiológica (testagem de Covid-19, aferição PA, teste glicemia, teste rápido de Sífilis e HIV), imunização (covid-19 com emissão de certificado de vacinação e vacinas de rotinas).