Secretaria Municipal de Saúde irá realizar o Dia D para público LGBTQIAPN+

Mimoso do Sul realizará, pela primeira vez, no dia 26 de agosto, às 8h00 o evento “DIA D”, com abordagem focada em programas de promoção à saúde de grupos LGBTQIAPN+. O programa surge com o intuito de conscientizar sobre a importância em discutir a saúde independentemente de orientações sexuais; sobretudo em tempos de conquista de espaços e respeito à diversidades.

“O SUS, Sistema Único de Saúde, mais uma vez se mostra programa fundamental que garante acesso à saúde e dignidade a todos, conforme nos é assegurado por direito positivado nas páginas da própria Constituição Cidadã. A campanha promovida pelo SUS em parceria com a Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul e a Secretaria de Saúde surge como um marco no município: pela primeira vez um evento desse porte contemplará o público LGBTQIAPN+ com discussões que conscientizam e abordam de forma séria e digna temas que por muitos anos foram tabus. Tais temas, com evolução e multiplicidade de ideias, se desconstroem para constituírem pautas públicas de relevante valor social”, conta Eliedson Morini, Secretário Municipal de Saúde.

O evento ofertará serviços como avaliação em saúde bucal, com as devidas orientações; testagem rápida de DSTs; atendimento com nutricionista, psicólogo e roda de conversa sobre nomes sociais e uso de hormônio. Também serão distribuído preservativos. “O SUS não tem preconceito. Essa é uma pauta de saúde pública e diz respeito à todos. Juntos construiremos um futuro não apenas igualitário, mas cheio de saúde e prosperidade em direção ao progresso”, finaliza Eliedson.

O evento ocorrerá no PSF do Bairro Morro da Palha, no dia 26 de agosto, às 8h00.