O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Em: 11 de setembro de 2020

SETEMBRO AMARELO: Prefeitura realiza Carreata com participação de igrejas

A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul realizou em parceria com as suas Secretarias Municipais, Igrejas, Hospital Apóstolo Pedro, Casa Reviver e demais membros da sociedade civil uma Carreata alusiva ao Setembro Amarelo nesta quinta-feira, 10 de setembro com discursos pró vida, amor, diálogo e entendimento da dor do outro.
A carreata percorreu as principais ruas do município, tendo paradas em diversos bairros com mensagens religiosas, psicológicas e afetivas sobre a importância de se conversar sobre o suicídio e suas conseqüências que podem ser devastadoras. O principal ponto abordado foi o fato de que muitas vezes a pessoa que comete o suicídio tem o pensamento de retirar as suas dores e não propriamente a vida, por isso o diálogo, o debate, a conscientização são fatores de muita relevância.
Além da carreata, no decorrer do mês serão lançadas entrevistas na Rádio MS FM com Rodas de Conversas de conscientização, entrevistas e debates promovidos por instituições religiosas e da Saúde.
Desde 2014 o mês de setembro foi escolhido para ser um mês de uma das campanhas mais importantes do país. Oficialmente hoje, 10 de setembro, é o dia mundial de prevenção. A Campanha do Setembro Amarelo tem o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio no país. O maior desafio é conscientizar a sociedade em geral que problemas como a depressão que estão diretamente associados ao suicídio é uma doença e deve ser tratada como tal e não como uma bobeira ou falta do que fazer.
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, em setembro de 2019, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. Mais de 800 mil pessoas acabam com a própria vida ao ano. No Brasil foram registrados 13.467 casos de suicídio.
A organização também recomendou que familiares e amigos fiquem atentos para identificar possíveis sinais de um ato de suicídio e comecem imediatamente o acompanhamento da vítima em situação de risco. Além disso, ressalta a importância da criação de programas que ofereçam ajuda a pessoas que passam por esses problemas. Isso demonstra a importância da campanha Setembro Amarelo porque estar presente, demonstrar interesse, carinho é uma das maneiras de identificar e prevenir problemas de depressão. Sinais como mudanças de comportamento, reclusão e até alterações no sono e apetite podem ser sinais de depressão. Participar do processo de cura do familiar também é extremamente importante, além é claro de contar com ajuda de especialistas da área da saúde mental.

Últimas manchetes