Aulas de Basquete são iniciadas no Ginásio de Esportes

Ministradas pelo Professor Farley de Almeida, as aulas do Projeto Basquete Mimoso foram iniciadas no último sábado (2) no Ginásio de Esporte “Gelson Pereira Marçal”.

O projeto realizado gratuitamente é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através de sua Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, abrangendo as idades de 12 a 18 anos.

Benefícios do basquete: 6 motivos para começar a praticar hoje mesmo:

1. Exercício completo
Ao praticar basquete, você consegue exercitar diversas partes do seu corpo ao mesmo tempo. O esporte exige corridas, pulos, lançamentos e mudanças bruscas de direção.
Isso trabalha diversos músculos do corpo em muitos movimentos diferentes. É uma ótima forma de queimar calorias, melhorar seu condicionamento físico e ainda ajudar a criar músculos.

2. Ajuda também na saúde mental
Além do exercício físico, um dos maiores benefícios do basquete está na saúde mental.
Os jogadores têm de estar sempre alerta e pensando em estratégias em um curto espaço de tempo. Isso ajuda a exercitar e melhorar a cognição.

3. A importância do trabalho em grupo
O basquete é um esporte grupal. O jogador precisa aprender a delegar tarefas e confiar em terceiros para ser bem sucedido em um jogo.
Jogar basquete ajuda a expandir seu convívio social, permitindo uma interação saudável com pessoas de personalidades e realidades diferentes, trabalhando como um único time.

4. Melhora seus ossos e o seu coração
Saltos e corridas fazem do basquete um esporte de atividade física intensa. Os impactos fazem com que seus ossos criem uma espécie de nova camada, tornando-os muito mais fortes e saudáveis.
O exercício intenso também melhora os batimentos cardíacos e torna a sua resistência ainda melhor. Isso diminui os riscos de diversos tipos e doenças cardíacas.

5. Ajuda a melhorar o equilíbrio e a precisão
Pela constante necessidade de pontuar parado ou em movimento, jogar basquete faz com que você desenvolva significativamente sua mira e precisão. O esporte é um ótimo aliado para desenvolver sua coordenação motora.
Além disso, os saltos e dribles ajudam a desenvolver e melhorar seu equilíbrio. Ao usá-los constantemente, você compreende melhor o seu corpo e como ele trabalha quase inconscientemente para manter o seu equilíbrio.

6. Disciplina e autoconfiança
O basquete tem regras estabelecidas que devem ser obedecidas para que o jogo realmente funcione. Isso faz com que a capacidade disciplinar do aluno seja aumentada.
O esporte é também um meio de melhorar a autoconfiança dos jogadores. Isso é conquistado através dos benefícios físicos que os treinamentos proporcionam, como também pela melhora crescente do desempenho em quadra.
Ao se disciplinar a treinar e seguir regras, o jogador também melhora o desempenho geral e, consequentemente, sua autoconfiança aumenta de acordo com suas novas conquistas.