Espaço Colibri é inaugurado com novo conceito de acolhimento às crianças

Foi inaugurada na noite desta sexta-feira, dia 04 de dezembro de 2020, no município de Mimoso do Sul no “Espaço Colibri”, um novo conceito de casa de acolhimento voltado para atender crianças de 0 até 18 anos de anos de idade que possuem alguma vulnerabilidade social. O novo ambiente, recheado de amor e esperança está situado à Rua Vasco Coutinho e sua inauguração contou com a presença de autoridades municipais e sociedade civil organizada que conheceu cada cantinho da casa e sua proposta.

Segundo a Exma. Juíza Lara Carrera Arrabal, foi sonhado para Mimoso do Sul, uma casa que proporcionasse mais do que um ambiente seguro a essas crianças. “Uma casa para que crianças essas tivessem espaço para sonhar”, destaca. E assim, em uma parceria com Rebeca Duarte, o local foi ganhando a arte com a idealização de pássaros nas paredes e cada pedacinho planejado para que as crianças desenvolvam suas habilidades, afirmações e recuperação de segurança, em paz e felizes.

Para o Prefeito Municipal de Mimoso do Sul, Angelo Guarçoni Júnior, a união fez toda a diferença e com grande alegria vivenciar este momento que trata do sonho das crianças, de um ambiente saudável, seguro e repleto de profissionalismo, amor de dedicação total. É um marco em nosso município e não poderíamos terminar de melhor forma a nossa sexta-feira com chave de ouro. “Quando sempre digo que nada se constrói sozinho, conseguimos um exemplo caro disso ao ver concretizado esse ideal que nossa gestão concluiu em parceria com o Poder judiciário e tantos colabores”, ressalta.

Em sua rede social Facebook, o Prefeito Giló acrescenta ainda que “entregar esta obra à comunidade mimosense foi algo muito emocionante pelo seu valor social que é o que sempre prezei em nossa gestão. Conseguimos transformar uma “casa” num “lar” humanizado, com amor, harmonia e que será tratado de forma profissional e muito carinhosa pela equipe. Saber que uma Casa se tornou o Espaço Colibri, que seus objetivos serão alcançados e que permitirão o vôo para tantos sonhos não poderia ser mais gratificante. O investimento por parte da Prefeitura em mais de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais), somado aos 10.00,00 (dez mil reais) do Poder judiciário, através da Exma. Juíza Dra. Lara Carrera Arrabal Klein e o Promotor da Infância e da Juventude, Dr. Arthur Assed Estefan Mosso e tanta colaboração de voluntários simboliza a nossa união de esforços tão necessária em tempos de tantos obstáculos. Fica nossa imensa gratidão a todos que ajudaram, ao nosso secretariado, em especial a Secretaria Municipal de Obras e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social que fizeram esse sonho lindo se tornar realidade onde cada cômodo tem um detalhe, cada local planejado para um ambiente confortável e cada criança de zero a dezoito anos será atendida e amada como merece. Nossa noite de sexta-feira não poderia terminar de melhor forma porque não é o término e sim o início de um sonho que se sonhou junto e virou essa feliz realidade”, finaliza.

Muito emocionado, o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Dr. Samyr Gomes Lima ressalta sobre as imensas dificuldades que foram superadas graças a tanta boa vontade e esforços inimagináveis que são destinados a quem mais precisa. Citando poetas e pensadores em seu discurso e valorizando a importância de se sonhar ele diz que quando se acredita em algo, é possível que a crença perpetue. “Um coração pode parar de bater, mas a alma é eterna e nossa alma está neste projeto”, declara.

A construção e execução da proposta que se tornará realidade foi o resultado de uma intensa parceria entre a Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Obras, outros colaboradores voluntários e a parceira com o Poder Judiciário.

Um fato interessante é que os quadros expostos dentro do imóvel pintados pelas próprias crianças que tem em sua representação de arte os pássaros. Como núcleos da casa são leves. O jardim, pensado para que as crianças possam interagir com o meio ambiente, prática meditação e atividades recreativas. Mais um destaque é o corredor com hortas verticais, onde as crianças podem colher o próprio alimento.