Força Tarefa da Saúde visa minimizar os problemas pós enchente

Com o objetivo de prestar assistência à população do município de Mimoso do Sul, que foi atingido pelas fortes chuvas dos últimos dias, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional Sul de Saúde, esteve na cidade, nessa quarta (25) e nesta quinta-feira (26), para realizar uma série de atividades.

A força-tarefa foi conduzida pela equipe regional do Programa Vigidesastres, da Sesa, com profissionais do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental (Neva) e do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Todas as ações foram articuladas a partir da sala de situação, formada especificamente para este tipo de finalidade, que contou também com membros da gestão municipal.

O grupo de trabalho vistoriou unidades de saúde atingidas pelo alagamento, deu orientações aos moradores quanto aos riscos do contato com as águas da enchente e sobre os perigos do consumo de alimentos atingidos pela inundação.

Também mobilizou agentes comunitários de saúde (ACS) e de endemias (ACE) para o levantamento e busca ativa de pessoas que tiveram contato com lama e água possivelmente contaminadas, visando à aplicação de vacinas e à verificação de prováveis sintomas de doenças por veiculação hídrica.