Secretaria de Educação realiza o evento “Formação Continuada Infantil”

A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira, em 30 de julho de 2021, na 2ª Igreja Batista, o evento “Formação Educação Infantil”.

O objetivo geral do encontro é a implementação da Base Nacional Comum Curricular e cumprir a Meta 7 do Plano Nacional da Educação que prevê o fomento à qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades.

Segundo a equipe da Secretaria Municipal de Educação os objetivos específicos são o apoio aos professores na construção autônoma dos seus percursos formativos para o desenvolvimento profissional voltado ao aprimoramento das competências necessárias à atuação didática e pedagógica; garantir a formação continuada em serviço dos professores e profissionais que atuam na Educação Infantil contribuindo para melhoria da qualidade da educação; facilitar espaços de reflexão, participação e formação docente; estimular o professor a refletir sobre sua prática docente e sensibilizar e corresponsabilizar os docentes quanto à importância da formação.

O evento contou com uma apresentação cultural dos alunos do Jardim de Infância “Corina Bicalho Guimarães”, apresentação da palestra com o tema: “BNCC e Currículos: Construindo os Caminhos da Educação Municipal para a Educação Infantil”, através da palestrante Valéria Grafanassi, apresentação da Formação Continuada com a Pedagoga e Coordenadora da Educação Infantil, Luzimar Dias Machado, apresentação do Formador Professor Julio Cezar de Oliveira e apresentação cultural com os professores Eduardo de Almeida Silva e Janaína Freixo da Silva Nassur.

Segundo Gracielli Defante Pacheco, Secretária Municipal de Educação, a Educação Infantil é um alicerce e é primordial para a Garantia do direito de Aprendizagem dos alunos. “Ela sociabiliza, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar no futuro, promovendo o lúdico, o ético, a cidadania e valoriza os laços afetivos, propiciando à criança resultados efetivos para toda a vida”.