FECHAR
15 de junho: data pede conscientização sobre violência contra o idoso

Na manhã desta terça-feira, 15 de junho, data marcante para discutir sobre a violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através de sua Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou uma campanha de conscientização na Praça Coronel Paiva Gonçalves, contando com a presença de idosos.

No local, foram ofertados dentro de uma tenda preparada exclusivamente para a data, os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, panfletagem e informações repassadas para os presentes sobre a importância de não se calar, quais os tipos de violência podem acontecer e que devem ser denunciadas, tendo como base a importância da informação, mobilização e denúncia que são essenciais para minimizar esses danos. Além das mensagens de que respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito, sendo dever de todos prevenir a ameaça ou violação dos direitos do idoso, foram destacados os mais diferentes tipos de violência que os idosos podem sofrer.

De acordo com o Vice Prefeito e Secretário Municipal de Assistência Social, Paulo Renato Barros, existem vários tipos de violência, como a física, sexual, econômica, financeira, abandono, psicológica, negligência e autonegligência e todas devem ser denunciadas, por isso é tão importante esses momentos de debates informativos.

O Promotor de Justiça, Dr. Arthur Assed Estefan Mosso, chama a atenção sobre a importância deste mês da Campanha de Conscientização Contra a Violência da Pessoa Idosa, destacando que são inúmeros os avanços para se assegurar o envelhecimento saudável e bem estar dos idosos. “No entanto, para continuar a progredir e de fato consolidar os objetivos previstos na Constituição do Idoso, é importante o engajamento de todos: Ministério Público, entes públicos, sociedade civil e família. Caso tenha ciência de qualquer ato de violência contra idoso, seja ela patrimonial, física ou psicológica, não se cale, denuncie”, aponta o Promotor.

Por que o 15 de junho é a daata de conscientização?

Em 15 de junho de 2006, a Rede Internacional de Prevenção de Maus Tratos Contra os Idosos (INPEA), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

O que diz o Estatuto do Idoso?

É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e de todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

Para realizar a sua denúncia, basta procurar qualquer um dos seguintes meios:

Ministério Público

CREAS (28) 98815 5510

Polícia Militar 190

CRAS (28) 98805 8557

Disque 100

 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.