Farmacêutica orienta a população sobre medicamentos na Farmácia do Posto de Saúde

A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através de sua Secretaria Municipal de Saúde desempenha papel fundamental ao oferecer atendimento eficiente e igualitário, ao passo em que promove uma das grandes bases principiológicas inerentes à medicina; qual seja, a gratuidade ao acesso à saúde.

Formado por uma equipe amplamente qualificada ao atendimento de pacientes acometidos pelas mais diversas enfermidades, a Unidade Sanitária “Dr. Lincoln Galveas Martins” conta também com a Unidade de Abastecimento Farmacêutico.

A farmacêutica Michele Batista Almagro orienta à população mimosense a respeito do procedimento necessário para conseguir gratuitamente os medicamentos que constam no rol disponibilizado pelo Município ou pelo Estado.

“Existem dois grupos de medicamentos fornecidos em nossa Unidade de Abastecimento Farmacêutico. O primeiro deles é composto por medicamentos financiados pelo próprio município e portanto possuem nível menos burocrático para acesso. Basta que o paciente, munido de receita compareça à UAF, que será avaliada com prazo de validade de 30 dias, sendo que nos casos de antibióticos, o prazo será de 10 dias. A partir de então, o paciente já sai com a medicação em mãos, sem maiores complicações”, conta a farmacêutica.

“O segundo grupo de medicamentos é composto por remédios com maior custo, e são fornecidos pelo Estado. Justamente pelo fator alto custo atrelada a eles, o procedimento de liberação tende a ser mais burocrático. O paciente deverá igualmente comparecer à UAF munido de receita, que será encaminhada juntamente com documentos em anexo para uma equipe localizada em Vitória, que avaliará a receita e o estado do paciente a fim de liberar o medicamento. Se necessário, poderão ser realizados exames adicionais para que o médico perito libere o remédio. O prazo para todo o procedimento costuma girar em torno de 40 dias”, conta.

É importante estabelecer diálogo com o farmacêutico para tirar as dúvidas que possam surgir quanto às medicações. Nesse sentido, a equipe da Unidade de Abastecimento Farmacêutico se põe à disponibilidade da população.