Prefeitura faz limpeza especial nas ruas para combater Coronavírus

A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através das Secretarias Municipais de Saúde e Limpeza Urbana, iniciou na noite desta terça-feira, dia 14, um trabalho complementar de combate à disseminação do Covid 19, o novo Coronavírus. A ação visa higienizar e desinfectar diversos pontos públicos do município, como áreas próximas do Hospital, Posto de Saúde, agências bancárias, estabelecimentos comerciais, pontos de ônibus, entre outros locais que ainda possuem maior aglomeração de pessoas.

O produto utilizado nessa limpeza e desinfecção é o hipoclorito de sódio, recomendado pela Anvisa e muito eficaz no serviço que tende a evitar a proliferação do vírus. A Prefeitura reforça que a limpeza é realizada por equipes da Prefeitura que utilizam equipamentos de proteção para o desenvolvimento do trabalho de forma segura.

Mesmo com o Decreto Oficial publicado pela Prefeitura que estabelece fechamento de comércios variados, muitas pessoas insistem em transitar pelas ruas e com isso fazer aglomerações. A apelo, mais uma vez da equipe de Saúde, é que a população fique em suas casas, se protegendo e protegendo seus familiares e pessoas próximas a sua convivência, visto que o número de mortos no Estado do Espírito Santo e no Brasil tem aumentado. Já são 17 mortos no Estado e no Brasil 1532 .

O Decreto permanece até o dia 19 de abril, acompanhando o Governo do Estado do Espírito Santo.

Os estabelecimentos devem observar as normas de higienização, distanciamento social no limite de 1,5 metros, evitando-se aglomerações com funcionamento das das 07h00 às 16h00 estão autorizadas as aberturas de distribuidora de gás de cozinha e de água, padarias, farmácias, lojas de produtos alimentícios, como as de vendas de chocolates, supermercados, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, barbearia, postos de combustíveis e salões de beleza.

A realização de velórios devem ter a duração máxima de seis horas, com até vinte pessoas.  E aos idosos só serão permitidas a ida aos mercados, supermercados e hortifrutis no horário das 08h00 às 10h00. Hotéis e pousadas deverão trabalhar com a capacidade de 40% do quantitativo de apartamentos, observando os protocolos de distanciamento social de 1,5 metros e higiene.

Poderão abrir, das 7h às 16h, farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, lojas de produtos alimentícios, inclusive de venda de chocolates, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, barbearia, salão de beleza, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas, lava jatos, serviços eletroeletrônicos e estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares.

Em Mimoso do Sul estão suspensos até 30 de abril todos as atividades do Núcleo de Qualidade de Vida, Projetos Sociais, Serviços Prestados pelo Centro de Convivência do Idoso, Serviços de Fortalecimento de Vínculo dos Idosos, Eventos Esportivos de Qualquer Natureza em locais públicos e privados, bem como em áreas de lazer, praças, parques, jardins, ginásios esportivos, campos e demais espaços públicos em comum.