Profissionais da Saúde recebem as primeiras vacinas contra a Covid-19

Uma Triadora da Sala de Imunização do Posto de Saúde “Dr. Lincoln Galvêas Martins” foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no município de Mimoso do Sul. Neuza Freixo, 55 anos, recebeu a vacina na tarde desta terça-feira, 19, às 17h20, em um evento simbólico realizado no Auditório do Hospital Apóstolo Pedro, juntamente com outras duas profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate a pandemia.

Também foram vacinadas Lucília Lopes, Técnica do Hospital Apóstolo Pedro e Maria Aparecida Guedes, Técnica de Enfermagem do Centro de Assintomáticos Respiratórios da Covid-19. Elas receberam doses da Coronavac, distribuídas pelo Ministério da Saúde que chegaram no município de Mimoso do Sul na tarde desta terça-feira, às 15h00.

As profissionais de Saúde comentaram sobre a alegria e gratidão que sentem por terem sido as primeiras escolhidas e disseram muito emocionadas que cumprem os seus ofícios de cuidar do próximo por puro dever e amor. “A vacina não dói nada, principalmente quando comparada à outras como a da Hepatites e Antitetânica”, disse Neuza Freixo.

Nesta primeira fase estão disponíveis 218 doses da vacina e serão obedecidos os critérios e normas estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Por conta da aprovação em caráter emergencial das vacinas, a Secretaria informa a população mimosense que desde o início da gestão vem se preparando para a campanha de imunização contra o novo Coronavírus. “Diante deste cenário, Mimoso está preparado para iniciar o processo de vacinação e para isto contaremos com um Plano Municipal de Imunização, que abordará e identificará os grupos prioritários – previamente definidos pelo Ministério da Saúde – bem como as estratégias de vacinação desde a compra de insumos até a execução”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Eliedson Morini.

De acordo com Fernanda de Souza, responsável pelo setor de vacinação, em sua primeira fase, estão disponíveis 218 doses da vacina para o município que serão destinadas aos profissionais da área da Saúde: Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Médicos, idosos acima de sessenta anos que são residentes de instituições, ou seja, casas de apoio, deficientes a partir de dezoito anos também pertencentes às casas de apoio institucionalizadas e toda equipe que está trabalhando de frente: Estratégias de Saúde e equipe do Centro de Atendimento aos Assintomáticos Respiratórios. Com tolerância será possível atender a todos e pedimos que as pessoas não saiam de suas casas para vacinar no Posto de Saúde porque inicialmente serão atendidas as prioridades das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Para a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Licia Cacholi, é importante que as pessoas cada vez mais se conscientizem das medidas protetivas porque a chegada da vacina não significa que a pandemia acabou, portanto é fundamental redobrar todos os cuidados essenciais como distanciamento, uso de máscara e higienização.

Segundo o Prefeito Peter Costa, a cidade está totalmente preparada para o trabalho de vacinação e para isto a equipe conta com o Plano Municipal de Imunização, identificando os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, bem como todas as estratégias de vacinação.