10 minutos podem salvar vidas no combate à dengue

Os Agentes de Endemias do município de Mimoso do Sul estão realizando visitas domiciliares na sede municipal para a detecção e eliminação dos focos dos mosquitos Aedes Aegypt que são vetores das principais arboviroses urbanas, como a Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Até a presente data foram realizadas visitações nas residências situadas nos bairros Alto São Sebastião e no Funil. Atualmente a equipe da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, trabalha com atuação no Bairro da Serra, com visitações domiciliares. É muito comum que o Bairro Serrano apresente índices mais altos de casos de Dengue, Zika e Chikungunya e por isso a importância de total atenção neste e demais bairros mimosenses destacando que a prevenção pode fazer a diferença também se cada um fizer a sua parte.

Aprenda a eliminar todos os focos do mosquito em sua casa. Em dez minutos, você pode elimina todos os focos de sua casa. Confira algumas dicas que podem fazer parte do seu dia a dia:

* Elimine qualquer objeto que possa acumular água, como as partes de garrafas de vidro utilizados em cima dos muros;

* Mantenha a caixa d’agua com a tampa completamente vedada. Retire a água acumulada hoje;

* Bloqueie o cano de sustentação da antena parabólica para que não acumule água em seu interior;

* Mantenha as calhas para água da chuva desentupidas;

* Guarde pneus velhos e outros objetos que possam acumular água em locais secos e abrigados da chuva;

* Lave semanalmente, com escova, a parte interna dos tanques utilizados para armazenar água;

* Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

* Coloque latas, tampas de garrafas, cascas de ovos e outras embalagens vazias em sacos de plásticos bem fechados antes de descartá-los. Mantenha-os fora do alcance de animais até o recolhimento. Mantenha os ralos vedados e desentupidos;

* Troque, semanalmente, a água dos vasos com plantas aquáticas e lave a parte interna do vaso com escova;

* Trate a água de piscinas com clore e limpe-as uma vez por semana. Utilizar uma capa como cobertura não impede os focos do mosquito;

* Plantas como bromélias devem ser evitadas porque acumulam água

* Lave, com escova, os potes de comida e de água dos animais uma vez por semana, no mínimo.