Educação promove a “Semana da Jornada Pedagógica dos Professores”

A Secretaria Municipal de Educação promoveu a “Semana de JPP – Jornada Pedagógica dos Professores” nos dias 03, 04, 05 e 06 de fevereiro com estudos referentes à implementação do Novo Currículo à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem a função primordial de nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o 9º Ano. Além das orientações pedagógicas, as escolas elaboraram atividades diversificadas para o início do ano letivo em 10/02/2020.

Na última sexta-feira, dia 07 de fevereiro de 2020 ocorreu a culminância do JPP através da realização do “III Seminário de Interações Pedagógicas” com o tema “Desafios e Possibilidades da Educação”, direcionado pela Secretária Lilian de Fátima que acolheu os profissionais de ensino com momento de oração, louvor e agradecimentos. “Agradeço ao apoio incondicional do Prefeito Ângelo Guarçoni, dos diretores escolares, equipe da Secretaria, aos profissionais de ensino pelo empenho em construir uma nova Educação”.

Dando continuidade, a palestrante Silvia Carla Nascimento aplicou dinâmicas motivacionais de grupo e levou a reflexão das práticas pedagógicas diante das mudanças das políticas educacionais.

Ao final, a Secretária retomou a fala relatando a realidade educacional da Rede Municipal, composta de dezoito escolas que atendem em média 1900 alunos com 320 funcionários explicitando os desafios pedagógicos de aprimoramento da qualidade de ensino a partir do Novo Currículo e os resultados das avaliações externas, os desafios administrativos quanto a localização dos servidores, melhoria na estrutura física das escolas, os desafios financeiros pois 100% do FUNDEB são aplicados na folha de pagamento, sem capacidade de manutenção da Educação Básica, fato que gerou aplicação de cerca de 3 milhões de recurso próprio na Educação.

“Há desafios e há conquistas, como a ampliação da EMEB “Catharina Giovanini Faber”, início da reforma EMEB “José Gonçalves Figueira”, término da reforma e ampliação da creche CEIM “Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus”, destaca Lilian.

Segundo ela, os educadores são os responsáveis em inspirar e incentivar a aprendizagem dos alunos, pois uma Educação de qualidade é emancipadora, transformadora e desafiadora”, finaliza a Secretária Municipal de Educação.