Mimoso contra o Coronavírus: Como utilizar a máscara caseira corretamente?

Todos são responsáveis pelo combate à disseminação ao Covid 19, o novo Coronavírus, essa pandemia mundial que mudou por completo a rotina de tantas pessoas. Os cuidados são necessários, bem como a higienização das mãos com água e sabão a todo momento e evitar aglomerações. A recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS – é que você fique em casa. Também é recomendada a utilização de máscaras.

Muitas pessoas tem confeccionados suas próprias máscaras caseiras e agora vão algumas dicas de como as utilizar de forma adequada:

* A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada. Cubra a boca e o nariz e amarre ou prenda-a de forma que fique bem ajustada, não deixando espaços frouxos entre o rosto e a máscara;

* A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Se estiver na rua, coloque a máscara já usada em um saco fechado para não contaminar o restante dos seus pertences;

* Depois de colocá-la, não toque no rosto ou fique ajustando a máscara;

* Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara;

* Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando tocá-la na parte da frente.

Juntos no combate:

SUS / Vigilância Epidemiológica / Secretaria Municipal de Saúde / Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul

* Lave a máscara com água e sabão ou água sanitária (diluída em água). Lave as mãos novamente com água e sabão.

FONTE: Ministério da Saúde / FIOCRUZ