Perspectivas da Alfabetização é tema de evento educacional

Com o tema “Perspectivas da Alfabetização”, a Secretaria Municipal de Educação de Mimoso do Sul realizou na última sexta-feira (02), o “1º Seminário Municipal do PAES (Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo).

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores contando com a presença de autoridades, diretores, pedagogos, professores e demais membros da Educação.

Os principais temas tratados no seminário são sobre os objetivos relacionados a divulgar para a comunidade escolar as perspectivas da implementação do PAES na Rede Pública de Ensino, apresentar aos professores o material estruturante do PAES/2018, discutir a garantia do direito à alfabetização plena a todas as crianças até os sete anos de idade, contribuir para a formação de educadores críticos, que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização, discutir as dimensões das propostas pedagógicas nas salas de alfabetização, avaliar os percursos da formação continuada em alfabetização – PNAIC/PAES ofertada na Rede Municipal de Ensino.

O PAES é um pacto entre o estado e o municípios com o objetivo de melhorar as qualidade do ensino no ES, num regime de colaboração. Tem como estratégia o alcance de metas para a melhoria da aprendizagem dos alunos. A meta estabelecida é de toda criança alfabetizada até o final do 2º anos.

O Pacto está estruturado nas áreas de apoio à gestão, o fortalecimento da aprendizagem e infraestrutura e suporte.