Prefeitos se reúnem com PM e Corpo de Bombeiros para ações de combate a pandemia do Coronavírus

Na tarde desta segunda-feira, dia 27, foi realizada uma reunião em caráter de urgência contando com a presença dos prefeitos de quatro municípios que abrangem a 15ª Cia da Polícia Militar, Major da PM, Policiais Militares e Corpo de Bombeiros. O encontro promovido no Centro de Reabilitação da Pestalozzi teve como principal objetivo o apoio em conjunto para o combate à disseminação do Covid 19, o novo Coronavírus, através da promoção de ações conjuntas de conscientização, fiscalização e barreiras sanitárias educativas na região que compreende os municípios de Mimoso do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua e Apiacá.

Segundo o Comandante da PM, Major Nério Pereira da Silva, essa é a primeira de muitas reuniões que serão feitas sempre que necessárias com esforços em conjunto, ações coordenadas e eficientes para minimizar os impactos provocados pela pandemia do coronavírus que afeta a saúde, economia, segurança e demais setores. Ele destaca ainda que muitos municípios que antes estavam em classificação amarela, como por exemplo, Bom Jesus do Norte, ES, agora está em escala vermelha, ou seja, a cidade já é considerada como de alto risco de contaminação. Para tentar evitar essa triste realidade nesses quatro municípios, é cada vez mais necessário um controle operacional na região abrangendo as peculiaridades de cada local.

A Polícia Militar vai apoiar de diversas formas, como por exemplo, em fiscalização de comércios quando a demanda for necessária, fiscalização de barreiras nas entradas e saídas de algumas cidades, diálogo de conscientização com comerciantes, a população e a consciência de que aglomerações só prejudicam o combate.

Cada município que compõe a região, representado pelo Prefeito Angelo Guarçoni Júnior, de Mimoso do Sul, Renato Prúcoli, de Muqui, Fabricio Thebaldi,de Apiacá e Josemar Machado, de Atílio Vivácqua está encarregado de enviar com urgência para o Batalhão da PM quais as principais demandas e necessidades de cada local para que assim as operações sejam em conjunto e efetivas ainda para essa semana.. A intenção é que as reuniões acontecem quinzenalmente para diagnosticar quais as maiores necessidades específicas de cada cidade com apoio logístico da Polícia e Corpo de Bombeiros.

Em sua fala, o Prefeito de Mimoso do Sul, Angelo Guarçoni Júnior, destaca a importancia da conscientização de cada um e elenca as principais ações em parceria com as secretarias no combate a pandemia. “O fato de Mimoso do Sul não ter nenhum caso confirmado de coronavírus, não significa que estamos livres do problema. “Fazemos divisas com seis municípios e desses seis, quatro já estão contaminados pelo Coronavírus e o amanhã pode ser uma interrogação. Será que teremos que deixar que o problema chegue em nossas casas para que se comprove que falamos de algo importante e verdadeiro?”, indaga.

Em breve retornaremos com novas informações.