Prefeitura firma parceira com Poder Judiciário sobre mediação, justiça e comunicação não violenta

O Poder Judiciário firma parceria com a Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul e Câmara Municipal de Vereadores em projeto que visa métodos adequados de solução de conflitos, sob o título de MASCS, que trata de Mediação, Justiça e Comunicação Não Violenta.

O 1º encontro aconteceu no último sábado (14), das 09h00 às 17h00, no Centro de Reabilitação da Associação Pestalozzi de Mimoso do Sul, contando com a presença de autoridades, sociedade civil organizada e membros da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, áreas que serão relevantes no projeto.

As palestras e ações durante o encontro foram conduzidas pela Coordenadora das Varas da Infância e da Juventude do TJES, Juíza de direito Patrícia Neves, com o apoio de 14 facilitadores. No primeiro momento do encontro, a magistrada discorreu sobre a importância de uma comunicação não violenta. Logo após, os participantes foram divididos em grupos para a realização da parte prática, sendo formados círculos restaurativos.

A ideia do encontro surgiu quando a juíza da 2ª Vara da Comarca de Mimoso do Sul, ao assumir a unidade judiciária, observou o elevado número de demandas envolvendo conflitos familiares e evasão escolar. Diante desse cenário e, em busca de uma melhor prestação jurisdicional, a magistrada fez contato com a juíza da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJES, que se prontificou em apresentar técnicas de solução de conflitos. “A partir de então, empreendemos esforços para realizar o 1º Encontro de Métodos de Solução de Conflitos em Mimoso do Sul, almejando receber educadores, servidores da área da educação, assistência social, representantes da segurança pública, representantes religiosos e autoridades locais, para multiplicar as técnicas de solução de conflitos”, explica a juíza Lara Klein.

Segundo o Prefeito Municipal Angelo Guarçoni Júnior, a parceria do Poder Judiciário e Executivo vem a fortalecer essas ações mediadoras, pacificadoras e que acima de tudo, vem a trazer esperança por dias melhores nas salas de aula, no âmbito social e familiar. “Nossas Secretarias estão aptas nessa aprendizagem que vem a trazer melhorias para Mimoso do Sul, num contexto geral. Parabenizo a iniciativa!”, diz o Prefeito.

O 1º Encontro de Métodos Adequados de Solução de Conflitos de Mimoso do Sul marca a expansão do projeto Reconstruir o Viver, idealizado pela 1ª Vara da Infância e da Juventude de Vila Velha, para o interior do estado.

A iniciativa vem multiplicando técnicas de justiça restaurativa e métodos pacíficos de solução de conflitos, como a mediação escolar e a construção de círculos de paz, que são capazes de provocar mudanças de comportamento na comunidade.