Secretaria de Saúde informa as ações preventivas sobre o Coronavírus

A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através de sua Secretaria Municipal de Saúde, informa a população sobre uma série de medidas que são tomadas com relação ao Covid 19, o Coronavírus, tendo como principal objetivo tentar minimizar ao máximo esse grave problema que assola o mundo.

Seguem as principais ações da Saúde em Mimoso do Sul:

Capacitações
A equipe promove a capacitação dos seus técnicos, juntamente com a equipe do Hospital Apóstolo Pedro que através de um plano de contingência trabalha com fluxograma de atendimentos necessários.

Suspensão das Oficinas dos Idosos
Foram suspensas, a pedido da Saúde, as Oficinas dos Idosos desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social com o objetivo de evitar as aglomerações no local e nem comprometer a saúde dos mesmos.

Panfletagem em residências, ruas e ônibus
As orientações acontecem de maneira geral com os serviços de panfletagem de orientação através dos Agentes de Saúde. A atuação será em cada residência do município, rodoviárias, saídas de ônibus e outros setores.

Abordagem e monitoramento aos passageiros de ônibus de excursões
Passageiros que realizaram excursões são abordados e monitorados pela equipe com as devidas orientações e observações necessárias para os possíveis sinais da doença.

Cancelamento de outras excursões
Devido ao risco que essas viagens representam, a equipe solicita o cancelamento de outras excursões. Uma excursão já foi cancelada.

Supervisão e monitoramento em pessoas vindas de outros municípios
É importante entender que sair do município representa riscos. Há casos em Campos, Vitória e grande fluxo de mimosenses ainda visitam essas localidades. Isso já é considerado potencial de contágio e terá um monitoramento da Vigilância Epidemiológica.

Campanha de Vacinação
Com início em 23 de abril, a Campanha de Vacinação será descentralizada, ou seja, sairá da Unidade Sanitária com objetivo de evitar aglomeração dos idosos.

Salas de espera
Nas salas de espera das Unidades de Saúde, ESF’s, Setor de Regulação, CIAMM, entre outros setores, os pacientes deverão ficar 1,5 metros distantes um do outro, evitando contatos aproximados.

Informativo diário
A Saúde vai lançar diariamente um informativo que será postado no Site da Prefeitura, do Hospital Apóstolo Pedro, enviado para a imprensa local e divulgado em redes sociais referente aos possíveis casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus no município de Mimoso do Sul. “Tudo de forma muito transparente e informativa, sem é claro, por uma questão de ética, informar o nome e outras características de um possível infectado”, relata a equipe. O objetivo é que quando acontecer o pico epidemiológico (que não deixará de acontecer), isso acontece de forma devagar, com mais informação, prevenção e todas as medidas que a Saúde em parceria com outras secretarias e a população precisam tomar o quanto antes, até mesmo porque Mimoso não tem capacidade para atendimentos ás pessoas num surto epidêmico, ou seja, caso todos se adoeçam ao mesmo tempo. “Vamos tentar retardar esse processo que assola o mundo”, explica a equipe.

Medidas de acordo com o Ministério da Saúde
Todas as medidas tomadas estão de acordo com o Ministério da Saúde e com o Governo do Estado do Espírito Santo

Isolamento domiciliar
O isolamento domiciliar contará com o monitoramento feito pela Estratégia de Saúde da Família. Em caso de agravamento, o paciente será encaminhado para o Hospital que com sua logística traçada realizará o serviço necessário. Caso o paciente tenha que ser encaminhado para Hospital fora do município, a Secretaria informa que há uma ambulância limpa com material hipoclorito para garantir a desinfecção em cada transporte de pacientes.

Não há caso notificado em Mimoso do Sul
Sem casos no município, a Secretaria informa que o que existe na cidade são pessoas que vieram de fora, de outros municípios, viagens, excursões, etc que são monitoradas pela vigilância epidemiológica.

Treinamento de equipe de enfermeiros
Enfermeiros serão treinados e capacitados para o trabalho de coleta do exame de comprovação de positivo ou negativo para o Coronavírus

Pacientes crônicos
Os pacientes crônicos acompanhados pelo cardiologista Dr. Nilson, após avaliação médica e tendo a possibilidade de ser liberado, não precisará mais ir ao Posto de Saúde por dois meses, evitando assim a aglomeração. As receitas e medicamentos serão entregues em domicílio aos pacientes pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família.
Em breve, voltaremos com maiores informações.