Pesquisar
Close this search box.

Técnicos do Vigiagua participam do Treinamento de Boas Práticas de Coleta de Água destinadas ao Consumo Humano

Técnicos do Programa Vigiagua de Mimoso do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua e Castelo participaram no dia 11 de agosto, quarta-feira, do “Treinamento de Boas Práticas de Coleta de Água destinadas ao Consumo Humano”, numa realização do Vigiagua Regional e Estadual.

A parte teórica do treinamento foi realizada de 9 às 13h00 no Auditório da Unidade Sanitária “Dr. Lincoln Galvêas Martins” e no período vespertino ocorreu a parte prática na Estação de Tratamento do SAAE, situada no Bairro Funil.

O maior objetivo do curso é a capacitação dos técnicos do Vigiágua Municipal. Mimoso do Sul foi escolhido devido à proximidade com os outros municípios. E o treinamento também foi realizado nas regiões serranas, litorâneas e na região do Caparaó.

Segundo Thiago Costa Santiliano, Agente de Endemias, a importância do Programa Vigiagua é a qualidade da água ofertada aos munícipes. “As análises são realizadas mensalmente ou de dois em dois meses, conforme o cronograma do laboratório, sendo encaminhada para a Regional situada em Cachoeiro de Itapemirim”, conta.

Na Regional, são realizados os parâmetros básicos de potabilidade de água, exemplificando: a físico químico que analisa sobre o PH e a turbidez e a micro biológica que é a detecção de coliformes fecais ou escherichia coli, que são as bactérias que causam surtos de diarreia quando há grande concentração na coleção hídrica.

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo